segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Preconceito é uma herança milenar de nossos antepassados, como explica o educador e especialista em inteligência e cognição Celso Antunes. “É biologicamente natural sentir preconceito em relação a quem é diferente. O ser humano tem uma tendência a se agrupar e se aproximar de seus semelhantes. No começo, as pessoas se uniam pela sobrevivência e hostilizavam outros grupos.”



Existem bem sabemos, diversas formas de preconceito: cor, raça, religião, opção sexual, e por aí afora. Em certos países, ele esteve (e ainda está) muito mais presente do que aqui na nossa Terra Brasilis: basta lembrar o massacre de 6 milhões de judeus na 2ª Guerra mundial; os embates travados na América do Norte contra os negros, e mais, muito mais que não cabe citar no momento.



No Brasil, desde a época do Império, criou-se uma máscara, com a qual se disfarça o sentimento de preconceito na sociedade. Sempre foi algo velado, que quase ninguém ousava admitir, até recentemente quando foi criada a "cota" para negros nas universidades: ou será que isso não é admitir o preconceito?



Acho que esse texto resume bem a nossa opinião sobre o combate ao preconceito:



"Se desejamos combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis. A solução é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável. Tentar impor qualquer tipo de igualdade, por força de lei, é semear a falsidade, a hipocrisia, o desrespeito e, por conseqüência, a violência. Amar, não é simples­mente compreender, tolerar e querer bem ao próximo. Amar o próximo é também ter a coragem de repreendê-lo para que se torne bem-sucedido como ser humano e cidadão."



Ainda vai levar muito tempo para que nos livremos totalmente dessas raízes, infelizmente, e com certeza ainda não serão as próximas gerações que se beneficiarão disso. Mas o importante é que já estamos dando os primeiros passos, que é por onde toda jornada, por mais longa que seja, começa.

O quê é racismo ?

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferiridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.